segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Influência da Cultura Alemã em Santa Catarina


Os alemães vieram para Santa Catarina no século XIX, para dar início a uma nova colônia. O primeiro povoado alemão em Santa Catarina foi instalado em São Pedro de Alcântara, em 1829. Eles vieram de Bremen.
Apesar das dificuldades do clima, do solo e do relevo, a colônia prosperou, expandindo-se pelos vales e planaltos e dando origem a outros povoados como São Bento do Sul, Dona Francisca (atual Joinville), Blumenau, Hamônia (atual Ibirama), Brusque, Santa Tereza, Angelina, Pomerode entre outras.
Algumas cidades catarinenses foram fundadas com o nome da cidade de origem dos imigrantes como Pomerode, que recebeu o nome de Pomerânea (Alemanha). Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil.
Santa Catarina é reconhecida internacionalmente por promover as principais festas alemãs do Brasil. A mais conhecida é a Oktoberfest de Blumenau, consi- derada a maior celebração da cultura alemã fora da Alemanha, com bandinhas típicas e muito chope.
Os imigrantes alemães vieram para Santa Catarina depois da guerra no seu país e pela busca de novas oportunidades de trabalho. Entre as atividades desenvolvidas pelos alemães, destacavam-se a olaria, a agricultura e a carpintaria. Aos poucos também foram se firmando como comerciantes e industriais.



Texto elaborado pelos alunos: Emanuel, Gabriel, Helena e Daniele.

Receita Africana: Muamba de Galinha da Angola


Ingredientes:


1 galinha inteira
1 colher (sopa) de colorau
1 colher (sopa) de óleo de palma (dendê)
2 cebolas
1 vidro de leite de coco
1 pimenta malagueta
300 gr de quiabos
300 gr de arroz
2 folhas de louro
5 dentes de alho
Sal a gosto




Modo de Preparo:


Corte a galinha em pedaços e tempere com sal, pimenta e colorau. Leve à panela de pressão até dourar junto com o óleo de dendê. Acrescente as cebolas e os alhos picados e deixe refogar ligeiramente. Deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione então o leite de coco. Tampe a panela e deixe cozinhar durante 30 minutos. Abra a panela e adicione a berinjela e os quiabos e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Sirva acompanhado de arroz cozido em água com sal e folhas de louro por 12 minutos.

Receita Elaborada por Beatriz, mãe da aluna Victória.

A Influência da Cultura Africana em Santa Catarina

Os africanos vieram para o Brasil a partir do século XVI, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Eles foram trazidos a força para o Brasil para servirem de escravos. Eram mau tratados, dormiam em senzalas e eram vendidos e trocados pelos seus “donos”. Quando não obedeciam aos seus “donos” eram amarrados em um tronco e chicoteados, às vezes até a morte. Os escravos africanos sofreram muito nesse período, mas até hoje sofrem com o racismo e discriminação por sua cor.
No sul do país quase não houve presença escrava, pois não tinha atividades econômicas de exportação significativa como em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Os poucos africanos trazidos para Santa Catarina foram os camundás, camundongos e quiçamãs. Em Santa Catarina os negros eram usados para trabalhar nos serviços domésticos e nas armações baleeiras. Em troca de alforria, também trabalharam como linha de frente do Exército Imperial, durante conflitos como a Guerra do Paraguai e a Revolução Farroupilha.
Embora a presença africana tenha sido menos numerosa no sul do Brasil em relação ao restante do país, deixou suas influências na cultura do sul como nas religiões: candomblé e umbanda; danças e músicas: capoeira, maxixe, samba, choro, bossa nova; culinárias: vatapá, caruru, acarajé entre outros.
(baseado em texto de Rogério Monteiro)

Texto elaborado pelos alunos: Matheus, Pietro, Henrique, Myriene, Leticia e Claudia.

Receita Açoriana - Nega Maluca


Ingredientes:


3 ovos
1 e 1/2 xícara chá de açúcar
2 xícaras chá farinha de trigo
1 xícara chá de chocolate em pó
ou achocolatado
1/2 xícara chá de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara chá de água quente


Cobertura:


4 colheres sopa de leite
1/2 xícara chá de chocolate em pó
1 colher sopa de manteiga
1 xícara chá de açúcar


Modo de Preparo:


Bata os ovos com o açúcar, óleo, achocolatado e farinha, depois adicione a água quente e por último o fermento em pó.
Asse em forno com temperatura média por 40 minutos, desenforme quente.


Cobertura:


Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que levante fervura, despeje ainda quente em cima do bolo.

Receita elaborada por Rosinete, mãe da aluna Júlia

A Influência da Cultura Açoriana em Santa Catarina


Os primeiros açorianos vieram para Santa Catarina na metade do século XVIII. Os açorianos vieram para consolidar as fronteiras do sul do Brasil e ao mesmo tempo solucionar os problemas econômicos e demográficos do Arquipélago dos Açores.
O rei de Portugal na época D. João V, ofereceu ás pessoas que moravam nas Ilhas dos Açores várias vantagens para que viessem morar aqui no sul do Brasil. Eles receberiam transporte até as terras brasileiras, terras para plantarem, instrumentos de plantio, sementes e farinha para o sustento.
Dos imigrantes que chegaram, uma parte se fixou nas freguesias de Nossa Senhora do Rosário, da Enseada de Brito e de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa. Essas pessoas vieram das seguintes Ilhas dos Açores, São Jorge, Terceira, Graciosa, Pico, São Miguel, Santa Maria e Faial.
O povoamento das regiões litorâneas do sul do Brasil, deve-se principalmente aos açorianos que quando aqui chegaram desenvolveram atividades como a pesca, o plantio de farinha de mandioca, café e algodão.
Ainda hoje podemos perceber em Santa Catarina os sinais da presença açoriana principalmente na arquitetura, usos, costumes e tradições, como as Festas do Divino Espírito Santo entre outras.
Atualmente vivem no Brasil mais de um milhão e duzentos mil portugueses, grande parte constituída por açorianos e seus descendentes.
(Baseado no texto de José Pinheiro Machado de Assis Brasil)

Pesquisa realizada pelos alunos: Ana Paula, Cézar, Júlia, Lucas. Apoio: Marcos

Livro de Receitas - Qual o gosto do mundo?

As receitas que estão postadas neste blog, compõem o livro de receitas que foi produzido pelas crianças da quarta série A do Colégio de Aplicação da UFSC.
O intuito deste trabalho foi levar os alunos a construirem conhecimentos significativos para suas vidas, levando-os a conhecer e analisar o passado, refletir o presente e pensar o futuro do local onde vivem, bem como possibilitar a leitura de diferenes olhares, sobre as culturas que ajudaram a construir o espaço catarinense como conhecemos hoje.
Os objetivos deste trabalho foram: possibilitar aos educandos, o estudo sobre a história e o espaço catarinense, bem como o conhecimento das influências culturais deixadas por algumas etnias, que compõe o estado de Santa Catarina; Refletir e comparar as formas de apropriação do conhecimento pelos seres humanos, desde a forma oral até a virtual.
O trabalho foi iniciado por meio de uma entrevista dos alunos com seus familiares sobre as suas descendências. A partir do material coletado, foram escolhidos oito etnias para estudar. A turma foi dividida em oito grupos de trabalhos das seguintes etnias: açoriana, africana, alemã, espanhola, francesa, indígena, italiana e japonesa.
Foi proposto aos alunos que fizessem uma pesquisa da origem, localização e história de cada uma dessas etnias. Em seguida foi feito um estudo de como, quando e por que esses grupos étnicos vieram ou apareceram no estado de Santa Catarina.
Depois do levantamento de dados, fizemos uma análise dos trabalhos e chegamos a conclusão que a culinária foi um dos traços cultural mais marcantes deixados por esses grupos étnicos na cultura catarinense. A partir disso os alunos fizeram uma pesquisa com suas famílias de receitas culinárias típicas de cada gupo étnico escolhido que foi desenvolvida por um membro da família ou amigo para os alunos.
Nas próximas postagens estarão descritos a pesquisa realizada pelas crianças, bem como as receitas culinárias realizadas e as respectivas filmagens.


Professora Aline Rocha

Quanto tempo por dia você fica no computador?