segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Influência da Cultura Africana em Santa Catarina

Os africanos vieram para o Brasil a partir do século XVI, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Eles foram trazidos a força para o Brasil para servirem de escravos. Eram mau tratados, dormiam em senzalas e eram vendidos e trocados pelos seus “donos”. Quando não obedeciam aos seus “donos” eram amarrados em um tronco e chicoteados, às vezes até a morte. Os escravos africanos sofreram muito nesse período, mas até hoje sofrem com o racismo e discriminação por sua cor.
No sul do país quase não houve presença escrava, pois não tinha atividades econômicas de exportação significativa como em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Os poucos africanos trazidos para Santa Catarina foram os camundás, camundongos e quiçamãs. Em Santa Catarina os negros eram usados para trabalhar nos serviços domésticos e nas armações baleeiras. Em troca de alforria, também trabalharam como linha de frente do Exército Imperial, durante conflitos como a Guerra do Paraguai e a Revolução Farroupilha.
Embora a presença africana tenha sido menos numerosa no sul do Brasil em relação ao restante do país, deixou suas influências na cultura do sul como nas religiões: candomblé e umbanda; danças e músicas: capoeira, maxixe, samba, choro, bossa nova; culinárias: vatapá, caruru, acarajé entre outros.
(baseado em texto de Rogério Monteiro)

Texto elaborado pelos alunos: Matheus, Pietro, Henrique, Myriene, Leticia e Claudia.

12 comentários:

  1. rogariba@hotmail.com29 de maio de 2010 às 14:12

    Adorei o texto, pois estava a procura de um texto assim.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Maior merda. Podia ter mais coisa, podia falar sobre os detalhes minmos da vinda deles pra cah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não achei merda nenhuma! Eu achei legal! e me ajudou a estudar cultura africana.

      Excluir
  3. essa e boa o acarajé na região sul kkkkkkk vai estudar crianças !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois se vc nao sabe isso e o estudo sobre a influencia da cultura africana!!acho q vc nunca estudou!!kkkkkk u.u

      Excluir
  4. Ótimo, deu um norte para as minhas pesquisas. Grata!

    ResponderExcluir
  5. ajudou mais devia ter mais de tales sobre a vida deles aqui em S.C. obrigado,peço-lhes que não fiquem chateados pois acho que é muito importante que vocês recebam como críticas como elogios.

    ResponderExcluir
  6. eu achei legal! mas acho que deveria ter mais coisas explicando sobre o assunto. mas voces merecem elogios. parabéns!

    ResponderExcluir

Quanto tempo por dia você fica no computador?