segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Livro de Receitas - Qual o gosto do mundo?

As receitas que estão postadas neste blog, compõem o livro de receitas que foi produzido pelas crianças da quarta série A do Colégio de Aplicação da UFSC.
O intuito deste trabalho foi levar os alunos a construirem conhecimentos significativos para suas vidas, levando-os a conhecer e analisar o passado, refletir o presente e pensar o futuro do local onde vivem, bem como possibilitar a leitura de diferenes olhares, sobre as culturas que ajudaram a construir o espaço catarinense como conhecemos hoje.
Os objetivos deste trabalho foram: possibilitar aos educandos, o estudo sobre a história e o espaço catarinense, bem como o conhecimento das influências culturais deixadas por algumas etnias, que compõe o estado de Santa Catarina; Refletir e comparar as formas de apropriação do conhecimento pelos seres humanos, desde a forma oral até a virtual.
O trabalho foi iniciado por meio de uma entrevista dos alunos com seus familiares sobre as suas descendências. A partir do material coletado, foram escolhidos oito etnias para estudar. A turma foi dividida em oito grupos de trabalhos das seguintes etnias: açoriana, africana, alemã, espanhola, francesa, indígena, italiana e japonesa.
Foi proposto aos alunos que fizessem uma pesquisa da origem, localização e história de cada uma dessas etnias. Em seguida foi feito um estudo de como, quando e por que esses grupos étnicos vieram ou apareceram no estado de Santa Catarina.
Depois do levantamento de dados, fizemos uma análise dos trabalhos e chegamos a conclusão que a culinária foi um dos traços cultural mais marcantes deixados por esses grupos étnicos na cultura catarinense. A partir disso os alunos fizeram uma pesquisa com suas famílias de receitas culinárias típicas de cada gupo étnico escolhido que foi desenvolvida por um membro da família ou amigo para os alunos.
Nas próximas postagens estarão descritos a pesquisa realizada pelas crianças, bem como as receitas culinárias realizadas e as respectivas filmagens.


Professora Aline Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quanto tempo por dia você fica no computador?