segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Influência da Cultura Açoriana em Santa Catarina


Os primeiros açorianos vieram para Santa Catarina na metade do século XVIII. Os açorianos vieram para consolidar as fronteiras do sul do Brasil e ao mesmo tempo solucionar os problemas econômicos e demográficos do Arquipélago dos Açores.
O rei de Portugal na época D. João V, ofereceu ás pessoas que moravam nas Ilhas dos Açores várias vantagens para que viessem morar aqui no sul do Brasil. Eles receberiam transporte até as terras brasileiras, terras para plantarem, instrumentos de plantio, sementes e farinha para o sustento.
Dos imigrantes que chegaram, uma parte se fixou nas freguesias de Nossa Senhora do Rosário, da Enseada de Brito e de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa. Essas pessoas vieram das seguintes Ilhas dos Açores, São Jorge, Terceira, Graciosa, Pico, São Miguel, Santa Maria e Faial.
O povoamento das regiões litorâneas do sul do Brasil, deve-se principalmente aos açorianos que quando aqui chegaram desenvolveram atividades como a pesca, o plantio de farinha de mandioca, café e algodão.
Ainda hoje podemos perceber em Santa Catarina os sinais da presença açoriana principalmente na arquitetura, usos, costumes e tradições, como as Festas do Divino Espírito Santo entre outras.
Atualmente vivem no Brasil mais de um milhão e duzentos mil portugueses, grande parte constituída por açorianos e seus descendentes.
(Baseado no texto de José Pinheiro Machado de Assis Brasil)

Pesquisa realizada pelos alunos: Ana Paula, Cézar, Júlia, Lucas. Apoio: Marcos

7 comentários:

Quanto tempo por dia você fica no computador?