segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Influência da Cultura Japonesa em Santa Catarina


Os japoneses estabeleceram-se em Santa Catarina a partir da década de 1950. Tirando Florianópolis, onde o que atraiu inicialmente foi a pesca (na praia da Armação), nas outras regiões os imigrantes dedicaram-se ao cultivo da agricultura, como produção de alho em Curitibanos, alho e peras em Caçador, e de tomates, maçãs e, mais recentemente, de kiwi, na área de Lages. São Joaquim, é famosa pelas maçãs (variedades fuji e gala).
Frei Rogério tem uma forte equipe de kendô, de onde saíram alguns campeões. Lá também se fixaram alguns sobreviventes da bomba atômica de Nagasaki, e existe um Parque da Paz, com um sino que eles tocam pedindo o fim das armas nucleares.
Embora os imigrantes japoneses tenham se fixado em Santa Catarina há aproximadamente 50 anos, na verdade japoneses passaram por ali bem antes, em 1803. Nessa época, quatro pescadores japoneses, que haviam sido resgatados anos antes por russos após um naufrágio, estavam a bordo de um navio militar russo que fazia uma expedição de circunavegação do globo. O tal navio parou na ilha de Santa Catarina (onde fica Florianópolis) para reparos, e os japoneses, então, exploraram a região. Chegaram ao Japão em 1805.

Texto elaborado pelos alunos: Luan, Pietro, Thiago, Mariana e Myriene

3 comentários:

  1. Esse tipo de pesquisa é interessante para nosso aprendizado e de muitas outras pessoas. Achei esse conteúdo muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. po bota mais ciudades asi e muido poco

    ResponderExcluir
  3. You also can play for a very long time and work out if the RTP 카지노사이트 is worth the danger

    ResponderExcluir

Quanto tempo por dia você fica no computador?