segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Influência da Cultura Francesa em Santa Catarina


Os primeiros imigrantes franceses chegaram ao Brasil na segunda metade do século XIX. Eles eram na maioria agricultores, que com a falta de oportunidades em sua terra natal vinham em busca de novos horizontes. No caso dos imigrantes franceses, as famílias tinham um bom padrão de vida, viviam da agricultura e da produção de vinho.
No sul do país, a vinda de frades franceses tem início no século XIX, quando o Bispo Don Claúdio José Gonçalves Ponce de Leão solicitou ao General dos Capuchinhos, em 30 de julho de 1893, a vinda de frades para atender as comunidades católicas formadas por imigrantes italianos e alemães recém chegados ao país. Foi o francês Amadeo Gustavo Gastal que, em 1878, introduziu no sul do Brasil a produção de pêssego. Utilizando equipamento importado, ele elaborou as primeiras compotas da fruta, em seu estabelecimento, chamado Bruyères. Os primeiros pomares surgiram nessa época.
O colonizador francês Benoit Jules de Mure fez a primeira tentativa de colonização em Garuva. Ele inspirou-se num projeto do filósofo francês Charles Fourier e planejava a implantação de uma comunidade baseada no socialismo utópico. As propostas revolucionárias foram postas em prática em duas léguas de terra da antiga Península do Saí, às margens da baía de São Francisco. A estrutura baseava-se em uma colônia de produção e consumo, mas o sistema não deu certo. A iniciativa de colonizar a região, contudo, originou o povoado de São João do Palmital, ligado a São Francisco do Sul. O desenvolvimento arrastou-se por décadas. A maioria dos moradores da colônia seguiu para o norte do Estado à procura de trabalho e, próximo a BR-101, formou outra comunidade, onde hoje fica a sede do município. Somente a partir de 1914, com a chegada dos portugueses Cândido da Veiga e Tolentino Salvador, a localidade progrediu com mais rapidez. A imigração francesa em Santa Catarina foi muito pequena, por isso deixou tênues traços na cultura catarinense. (Texto baseado em: http://www.imigrantesbrasil.com/2009/02/influencia-da-imigracao-francesa-no.html)

Texto elaborado pelos alunos: Matheus, Ana Luiza, Letícia e Clara

5 comentários:

Quanto tempo por dia você fica no computador?